Translate

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Poema: Renegado da Tribo

Em meu olhar no horizonte

Desprovido de esperança 

Ignorando as nuances 

Sua figura ao meu redor se projetou

Escondido do olhar social, olhar esse que ignora a realidade 

De um etnia renegada, outrora em um passado étnico foste guerreiro

Hoje pelas ruas com teu olhar sonhador velejas 

E por tua filhas tu choras


Antes era dos povos originários 

hoje, apenas renegados, seja pelos teus próprios atos

seja pelo vicio do álcool

Mas o que antes, em Penas, decorava tua cabeça

Hoje, em pena, sucumbi seu olhar 

Em vibrações ecoou teu grito nos lábios 

Agora, em tremor segura o chorar

Tua filha já não tem abrigo, teu legado se perdeu

E em lembranças não lembrada 

Tua historia não será contada 

Pois ninguém, tua presença, nem se quer percebeu


Diante de meu olhar desatento

Sua imagem se materializou

Antes guerreiro

Hoje culpado

Antes amado

Hoje renegado

Pela tua tribo, pela sociedade

Pela Historia? Pois quem contará?


De Aldeias de cantos

A sociedade sem historia

Em tribos de identidade 

A selva de pedra sem fraternidade 

Tua voz não será ouvida 

Tua historia não será contada


Enquanto a mim

Sujeito do mesmo destino

Sou um indigno 

Da sociedade que me aprisionou

Nem identidade, nem fraternidade 

Muito menos amado

Renegado sim? Não, pois se não é amado

como pode ser renegado?

Em uma tribo, de não tribos, de não identidade

Apenas convivente

Coniventes com as mazelas da sociedade

Não posso na tua língua ecoar um canto

Mas para meu espanto, essa palavras verbalizou


Pela tua filha também choro

Etnicamente, também rejeitado 

Renegado do olhar social

Entrelaçados nas nuances ignorada

Sem esperança

Com olhar no horizonte, por ti não posso fazer nada


Somos vitimas do destino

Tu pelos teus vícios

Eu pelos meus desatinos 

De uma tribo que se desumanizou 

Em palavras me esvaiu 

E em anonimato nos sucumbimos 

Em uma historia que ninguém contou.  


Samuel S. Lima 05/09/2023



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema: Caminhei pelos trilhos dos justos

  Caminhei pelos trilhos dos justos Escalei picos de desafio Lutei batalhas do dia a dia E vivi os feitos do herói Perambulei por montes...