Translate

terça-feira, 15 de junho de 2021

O ESTRANHO CASO DE ASSASSINATO DE ITAÚNA O DESPERTAR Cap. 14

 

Capítulo 14

Investigação: Interrogação.

 

 

   Era dez da manhã quando Diuna se apresentou à delegacia. Ela havia recebido uma intimação para comparecer à delegacia para prestar depoimento do caso do corpo encontrado próximo a festa que ela estivera.

    Ela imaginara se tinha se vestido adequadamente para aquela ocasião. Diuna  não era o tipo de garota que se apegava a detalhes fúteis, porém ao se vestir naquela manhã se perguntava o que vestir. Queria se apresenta de uma forma que passasse uma imagem positiva. Ela vasculhou seu guarda roupa. Excluindo da lista de escolhas sua longa sequência de camisas quadriculada, pensou em ir de vestido, mas imaginou que não seria a ocasião; não queria parecer que estava indo pra uma festa, nem que era uma menininha. Acabou escolhendo um jeans. Sussurrou para sim mesma “por via das dúvidas, vá de jeans”. Sorriu enquanto se enfiava naquela calça.

    Ela entrou na delegacia enquanto acenava com a cabeça pra um policial, que conduzia um delinquente algemado, ela foi fuzilado por alguns olhares de pessoas que estavam ali. E se sentiu os cabelos arrepiar , lembrou dos olhares que teve que enfrentar ante de chegar ali. Quando ela sairá de sua casa, teve que enfrenta olhares acusadores e cochichos da vizinhança que comentava algo. Ela teve a impressão que eles falava: lá vai a assassina. Ela se deu conta de que nunca tinha sido o centro das atenções como estava sendo, logo ela, que era sempre uma pessoa discreta.

     Um policial lhe informou que a investigadora juntamente com o delegado lhe aguardava. Ela seguiu por um corredor e adentrou naquela sala. A investigadora Nercy estava em pé encostada numa pequena Cômoda de braços cruzado. Ela usava um calça de alfaiataria preta com bota da mesma cor e um blazer azul com uma camisa de alfaiataria branca. Diuna analisou-a por um instante, o quanto ela se diferenciava das mulheres daquela cidade, com seu ar de naturalmente fashion, de uma mulher segura de si. Por um instante ela sonhou ser igual ela.

       O delegado estava sentado atrás de uma mesinha, com sua cara de cansado por detrás daquele bigode saliente. Ele contemplou Diuna por um instante, enquanto se perguntava o quanto ela poderia ser agressiva se se sentisse encurralada. O relógio na parede soava com seu estalos de quem mastiga algo crocante e foi o suficiente para Diuna ser tomado por uma sensação de enjoo, ela se sentia enclausurada naquela sala e um ar de claustrofobia tomou lhe conta.

     A investigadora Nercy sugeriu que ela sentasse e prometeu que o interrogatório não demoraria muito tempo. Ela basicamente deveria responder algumas questões só pra esclarecimentos do caso. Diuna estava ansiosa, ninguém havia comentado no grupo de investigação que eles montaram, se um dos participantes já havia prestado esclarecimentos, a dúvida que afligia seus pensamentos, era se alguém já tinha abridor a boca e contado algo comprometedor.

     A investigadora Nercy se posicionou ao seu lado com um caderninho enquanto lhe fuzilava com perguntas:

____ Senhorita Diuna você pode informar aonde você estava no dia____  Citou a data enquanto observara sua testemunha um tanto confusa ______ Eu me refiro ao dia da festa.

____ Eu estava na festa___ respondeu Diuna com um sorriso de insegurança.

____ Eu me refiro não exatamente a hora da festa, mas sim ao dia anterior.

____ Ah antes da festa? ___ perguntou ela. A investigadora assentiu com a cabeça____ Eu acordei fiquei em casa até as nove e depois disso acho que fui pra casa do Senhor Hector.

____ E esse Senhor Hector pode confirmar seu Álibi?

____ Sim!

____ Senhorita Diuna você pode informar quem é esse Senhor Hector e o que a Senhorita foi fazer na casa dele?

____ Com certeza que sim____ Respondeu ela educadamente enquanto tentava conter seu entusiasmo de ter um Álibi perfeito ____ O senhor Hector é um velho já de idade e que eu faço faxina na casa dele. Ele me paga algumas diárias pra mim limpa a casa  dele. E eu faço isso pra ajudar minha tia, compra alguns materiais escolar.

____ Muito bem ____ Disse o Delegado.

____ E isso lhe tomou o dia todo?____ Perguntou Nercy desconfiando daquela situação. Algo lhe dizia que ela estava mentindo.

____ Sim. Tinha muito serviço.

____ No dia da festa você percebeu algo estranho?

____ Bem... eu... acho que sim não tenho certeza.

____ Senhorita Diuna  qualquer coisa que você souber nos informe pode ser importante pra investigação.

____ É que não tenho certeza se....

____ Se é relevante ou não, deixa que nós decidimos isso ok!

____ Ok. É que quando eu ia chegando na festa ouvi algo?

____ Algo?____Perguntou o Delegado achando aquela informação sem nenhum fato revelador e se perguntando o que viria na sequência. Quem sabe uma discussão de alguém ou algo que colocasse o verdadeiro assassino na mira policial que poderia solucionar o caso.

____ O que você ouviu? Pode Falar.

____ Um gemido...

____ Um gemido? Pode descrever isso pra gente.

____ Foram vários. Primeiro eu ouvi algo se mexer nos arbustos e depois escutei algo como gemido de dor.

____ Senhorita Diuna você sabe que nessa festinha os caras pega geral é normal ter alguém... você sabe... usando uma árvore para encostar uma Mina ao invés de usa uma cama____ o delegado falou com um sorriso de canto de lábios meio sacana.

_____ Você tem certeza que era de dor?____ Nercy ignorou o comentário do delegado, enquanto revirava os olhos achando completamente idiota o comentário dele.

____ Sim. De dor.

____ E o  que a Senhorita fez.

____ Ah eu imaginei a princípio que fosse algum Coelho correndo, mas quando escutei o gemidos entrei pra festa.

___ Uhummmm___ Nercy entortou os lábios, enquanto folheava seu caderninho.

___ Senhorita Diuna alguém me informou que a senhorita foi a que chegou por último por que desse atraso?

___ Ah não queria chegar cedo demais. Eu nem sabia se iria.

___ E o que lhe fez mudar de ideia?

___ Nada especifico só resolvi ir mesmo.

___Interessante. E durante a festa... você depois de uma... suposta discussão saem da festa, ficando anonimamente por mais de 2 horas o que lhe daria tempo suficiente para cometer um crime.

____ Não suficiente para matar uma pessoa e tira toda sua pele.

    Isso pegou Nercy de surpresa aquela garota derrubou seu argumento com uma frieza. Ela realmente sabia o que veio fazer ali. Ela se precaveu pensou Nercy. O delegado admirava a linha de raciocínio da investigadora, enquanto se mantinha calado sem ter algo de útil pra acrescenta.

____ Por que dessa afirmação? Por acaso a Senhorita tem conhecimento de quanto tempo demorar para tirar a pele de um corpo?

___ Não... mas... imagino que demora muito.

____ Com certeza sim... mais o que nos garante que isso não foi feito antes. Por alguém que cometeu um crime algumas horas antes e usou a festa para colocar vários suspeito na cena e se esconder. Ehem?

____ Então você deve pergunta isso pra quem teve a ideia de fazer a festa não acha?

___ Sim muito bem observado. Contudo isso não explica aonde a Senhorita estava antes da festa. No intervalo que saiu da festa. E porque só a Senhorita ouviu esse tal de gemido.

___ Eu estava com o Bobby quando sair da festa e antes estava em casa decidindo se iria ou não. E sobre o gemido quando voltava mais o Bobby nós ouvimos também.

___ Mais uma pergunta. Quando você... ou melhor... quando vocês encontraram o corpo. Quem você acha que estava na cena do crime primeiro? Você percebeu algo de estranho?

___ Eu encontrei o Bobby parado olhando para o Nadio... O Nadio segurava algo e... mas não sei se ele pegou do chão ou se ele jogou no chão quando nos viu.

____ Você disse que viu o Bobby primeiro e o que ele fazia.

____ Acho que nada... ___ ela pensou se deveria denúncia seu amigo.

____ Interessante. Você viu o Nadio do outro lado no escuro segurando algo... mais não sabe descrever nada sobre o garoto que estava a sua frete?

____ Acho que meus olhos foram atraído para o Nadio devido ele está segurando algo que refletia uma luminosidade diante da luz que vinha da casa.

____ Ou talvez... pelo fato dele ter lhe ajudado a fazer algo antes quando vocês ficaram ausente da festa? Ou talvez até antes.... Vocês foram buscar algo ou ele  já estava lá?

____ Espera você está querendo dizer que o tempo que fiquei ausente eu e Bobby matamos um homem e coloquemos próximo da festa é isso? É por isso estou tentando esconder meu compassa.

____ É uma possibilidade a se considerar Senhorita Diuna. Aliás já que você está tão familiarizada com o tempo que se leva para tirar a pele de um  corpo____ falou ela com um sorrisinho debochado e acusatório ___ me diga ___ falou ela se curvando em cima da mesa com seu ar de elegância e segurança natural____ Quanto tempo duas pessoas demoraria para matar uma pessoa e tirar sua pele carrega-la e jogar em uma floresta?

____ Não sei Investigadora _____ Ela engoliu em seco percebendo que foi uma péssima ideia ter citado aquilo em sua defesa.

    O tempo passou e Diuna foi fuzilado com perguntava. Ela se esquivava de uma, contra atacava com outra, mais a investigadora era uma mulher sagaz. As horas correram e o que era apenas duas horas de infindáveis questionamentos para Diuna foram uma eternidade.

 

    Bobby compareceu à delegacia, todo desengonçado. Ele olhou ao redor enquanto se certificava que ninguém o via entra ali. Nos últimos dias tinha sido difícil, não só pra ele, mas pra todos, depois do acontecido.

    Nercy conduziu até a sala. Perguntou se ele estava bem. Ele afirmou que sim, enquanto ela olhava a porta que fechava, como se esperasse alguém chegar. Ela respirou fundo como se se sentisse aliviada por não haver nenhum convidado indesejável e sentou-se a frente dele por trás da mesa. Mirou em seus olhos e disse:

____ Senhor Bobby eu irei lhe fazer umas Perguntas só para esclarecimento tudo bem?

____ Sim por favor sinta se a vontade.

____ Você pode me descrever como foi seu dia no dia do assassinato?

____ Ah eu... não fiz nada de especial. Eu apenas fiquei em casa. Nem sabia se eu deveria ir aquela festa idiota.

____ E o que lhe fez decide ir?

____ O simples fato de não querer fica mais uma noite sozinho em casa. Entre fica em casa sozinho vendo filmes repetidos na TV ou ir à festa... preferir ir à festa por mas que fosse oferecida por um completo de um idiota.

____ Interessante! ___ Ela o olhava com um olhar de especulação____ Senhor Bobby você tem algum motivo para odiar O senhor Nadio?

____ A senhora quer saber se eu tenho ódio o suficiente para matar um pessoa despela-la e jogar em uma floresta próxima da casa dele, com intuito de incrimina-lo.... não.

____ Mais você tem alguma rixa com o senhor Nadio?

____ Digamos que ele não vai com minha cara.

____ Mas mesmo assim você foi a uma festa dada por uma pessoa que não gosta de você.

    Ele não soube se aquilo era uma pergunta ou um constatação. Mas resolveu contra argumentar:

____ A festa era aberta ao público, quem quisesse ir podia ir, não havia motivo pra ele me barrar.

____ Então você foi e conheceu Diuna ou vocês já se conhecia?

    Ele se contorceu na cadeira achando ela inconveniente demais para suporta as horas que passaria ali. Enquanto imaginava se deveria falar a verdade.

____ Não, não conhecia. Nos conhecemos na festa.

____ Senhor Bobby o senhor se ausentou da festa por um bom tempo. O que o senhor fez nessas horas que ficou ausente?

____ Ah eu... sai encontrei @###### Diuna e fomos pra uma praça e ficamos lá conversando por um bom tempo.

____ E depois?

____ Depois?... Depois nós voltemos pra festa.

____ E o por que dessa decisão?

____ Ah resolvemos que não deveríamos deixa o chato do Nadio acabar com nossa noite. A Diuna pode confirmar.

____ Não será necessário a história de você bate.

____ Então ela já veio presta depoimento?

____ Senhor Bobby ___ Prosseguiu ela ignorando sua pergunta _____ Testemunhas falaram ____ falou ela no plural pra não revelar quem havia lhe informado ____ que o senhor demorou um bom tempo longe da festa.

____ Sim mais não o suficiente pra matar uma pessoa.

____ Mas foi tempo o suficiente para você aparecer com outra roupa. Por que motivo?

____ Eu....

____ Será se foi para esconder sua roupa suja de sangue?

____ Não eu...

____ Então você sai da festa___ Prosseguiu ela enfaticamente sem lhe dar oportunidade de falar. Nesse momento Bobby sentia um nó na garganta sua vida se desmoronava em sua frente justamente com seus planos. Ele não conseguiria escapar daquelas acusações___ some por um bom tempo, juntamente com uma garota e volta todo limpo com outras roupas o que leva a crer que fez isso para encobrir uma série de provas incriminatoria que lhe colocaria como único e principal suspeito. Não é senhor Bobby.

____ Não eu apenas... me troquei porque estava molhado. O Nadio me empurrou na piscina____ Ele falou quase e chorando, se arrependendo da hora que resolveu voltar naquela festa. E se odiando mais ainda por ter ido.

____ Engraçado alguém me disse que não viu quando Nadio lhe empurrou e que parecia mais que você havia se jogado. Será se não foi uma estratégia? Você se joga na piscina, culpa seu rival, e sai da festa. Enquanto isso, sua amiguinha que você diz que não conhecia, mas que segundo testemunhas vocês pareciam muitos familiarizados ao conversar, sai logo atrás vocês somem e reaparecem mais tarde sorrindo e se joga na festa bebem e dança como se nada tivesse acontecido.

____ Não vai dizer nada senhor Bobby? ____ Falou Nercy enquanto ele se mantinha calado ___ Não seria muito frieza um ato desse. Fruto de um mente doentia?

____ Eu... eu ... não sei o que dizer ___ Falou ele pensativo ____ mais creio que se fosse assim seria uma mente muito insensível mesmo.

      Ele passou mais de uma hora no interrogatório sem fim. Mais ao sair dali zonzo das horas que ficou trancafiado naquela sala respondendo a um questionamento sem fim, percebeu duas coisa. A primeira era que havia um informante, alguém que estava passando informações para a investigadora e a segunda era que Diuna tinha lhe traído, ela revelou mais do que deveria. E o por quê disso. Era uma tentativa de jogar a culpa nele sozinho ou ela já não confiava mais nele e achava que ele faria o mesmo com ela.

     Ele caminhou sozinho pelas ruas cabisbaixo. Ao chegar em casa, se pôs na posição de Lotus e fixou os olhos, se concentrou e pouco minutos depois seu espírito voava lentamente por entre as paredes; enquanto sua consciência dizia: Preciso fazer uma visitinha a alguém. E fazer alguns acerto.

 

 

 

     Luísa foi a intimada a comparecer na delegacia e enquanto se arrumava, revisava o seu discurso o que deveria falar e o que deveria omitir. Sua mãe abre a porta desesperada:

____ Minha filha diga pra mim que você não fez isso? Por favor consola esse pobre coração de uma mãe aflita.

____ Mãe não se preocupe. Você sabe no que da as investigações de crimes nessa cidade.

_____ Em nada! Eu sei minha filha____ falou ela aflita, mostrando um ar de preocupação em sua testa enrugada___ Mas nesse caso é diferente. Você não percebe? Esse caso veio investigadora de fora.

____ E vai terminar como os outros, arquivado, como sempre.

     Ela bateu a porta, entrou no seu carro e saiu rua a fora.

 

____ Senhorita Luísa que bom que você veio logo para nos esclarecer algumas coisa que ainda continua uma incógnita.

___ No que eu poder ajudar será uma honra pra mim.

____ Fico contente com seu entusiasmo___ Nercy falou oferecendo um sorriso amistoso.

       Ela ajeitou os papéis sobre a mesa. Percorreu os olhos sobre algumas anotações e Prosseguiu.

_____ Senhorita Luísa você é a única que não se tem quase nada sobre você. Você não mostrou nem uma atitude suspeita. Contudo gostaria que você falasse sobre sua versão.

_____ Minha versão?

_____ Sim o que você fez naquele dia?

_____ Nada demais passei o dia em casa com minha mãe, ela pode comprovar isso. A noite cheguei cedo na festa e não sair até encontramos aquele corpo.

____ Você acha que alguém teria motivo para matar aquele homem.

____ Não, não conheço. Na verdade é difícil imaginar alguém que fosse capaz de fazer tamanha brutalidade.

____ Você viu algo suspeito?

____ Acho que não?

_____ Pode me conta qualquer coisa. Muitas vezes o que você acha desinteressante, pra um profissional como eu é de extrema importância.

____ Deixa eu ver... uhummmm... eu achei a Isabele um tanto nervosa, ela olhava ao redor como se esperasse alguém que não havia chegado.

_____ Muito bem ____ Nercy anotava no seu bloco de notas___ E o dono da festa você viu algo suspeito.

____ Não sei se é suspeito....  _____ Respondeu Luísa.

____ Não se preocupe apenas fale ____Estimulou Nercy.

_____... Eu a vi sai por um bom tempo, depois voltou meio alterado.

____ Sabe me dizer se ele saiu pra fora da casa?

____ Não, não sei.

____ Tem um garoto chamado Liu Chan...

____ O que que tem ele?

____ Ele na hora que faltou energia, ele saiu na frente desapareceu só encontramos ele quando já estava próximo ao corpo.

___Mas não foi tempo suficiente pra ele mata uma pessoa e por naquele lugar _____ Analisou Nercy.

___ Verdade. Mas, e se Ele tivesse deixado o corpo lá antes.

___ Como assim? As pessoas teriam visto ele chegar na festa arrastando algo.____ Respondeu Nercy achando aquela ideia mirabolante.

___ Sim mas ele foi o último a chegar na festa. O que lhe deu tempo suficiente pra ele ir lá além de passar despercebido.

___ Essa é uma informação importante. Muito bem___ Respondeu Nercy se simpatizando com aquela garota tão compenetrada.

       Os minutos seguinte Nercy questionou Luísa sobre Bobby e Diuna ela não acrescentou muita coisa além do que Nercy já sabia, porém fez algumas observações essenciais o qual Nercy anotou e grifou colocando uma observação bem grande para usar no próximo interrogatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema: Caminhei pelos trilhos dos justos

  Caminhei pelos trilhos dos justos Escalei picos de desafio Lutei batalhas do dia a dia E vivi os feitos do herói Perambulei por montes...