Translate

quarta-feira, 16 de junho de 2021

O ESTRANHO CASO DE ASSASSINATO DE ITAÚNA O DESPERTAR CAP. 16

 Capítulo 16

Investigação 1: Mensagens comprometedoras.



    A investigadora Nercy, aguardava sua testemunha chegar ansiosamente, finalmente havia chegado a hora de interrogar a garota mimada que estava incluída no grupo que encontraram o corpo. Nercy sabia que Nadio e Isabele pertencia a uma família muito importante pra aquela cidade, por isso, estabeleceu como estratégia, interrogar o pessoal menos importante, afim de levantar prova irrefutável, para impedir que alguém anulassem a intimação por falta de envolvimento das testemunhas. 

    Ela sabia que não seria fácil. Por isso chamou várias pessoas, além dos três que já havia testemunhado. Ela interrogou gente que mal passou na calçada da festa, mas foi surpreendida por uma amiga de Isabele, que denunciou algo, que finalmente deu aparato a intimação, para o comparecimento de Isabele.

    Um dia anterior ao comparecimento de Isabele, a sala de Nercy foi invadida pelo o pai, a mãe e um advogado dela, além do delegado da cidade e o prefeito.


    Finamente Nercy conheceu o prefeito, ela sabia que era tradição daquela cidade, o prefeito da boas vindas aos visitantes raros que passavam por ali, ou aos novos moradores; mas ela deduziu que a causa que o trouxera ali, não lhe fez digna de tal honraria. O prefeito era um homem robusto, com um barrigão que dava boas vindas na frente dos abraços apertados, ele usava um cinto, com uma fivela enorme e exibia um visual de quem acabava de sair de um rodeio. Fumava um charuto, mesmo sabendo que era proibido fumar ali. Nercy que já sabia a causa que o fez vim ali, causa essa, que impulsionava sua aversão a ele, ainda mais, agiu grosseiramente:

_____ Senhor prefeito queira apagar esse charuto por favor, pois com exceção que o senhor não tenha visto o aviso na parede ou nunca tenha pisado numa delegacia, aqui e em lugar nenhum do mundo é permitido fumar em um ambiente como esse.

____ Minha querida ___ falou o prefeito com um largo sorriso amarelado ___ Meu amigo aqui ___ falou ele segurando no ombro do delegado ___ Nunca se importou.

____ Deixa eu lhe falar um coisa ___ falou ela segurando nos ombros dele, que agora repousava seu corpo Gorducho na cadeira a frente da mesa ___ eu não sou o delegado.

____ Minha querida, já era pra você saber, que não é inteligente ser contra o prefeito dessa cidade.

___ Em primeiro lugar, queira se dirigir a mim como senhora ou investigadora, pois não sou, suas negras, nem suas brancas, nem pretendo ser querida, muito pelo contrário, serei inimigas de tudo e de todos que ultrapassarem na frente da minha investigação.

____ Senhorita Nercy estamos aqui ___ falou o advogado de Isabele ___ para protestar contra essa intimação de comparecimento de minha cliente. Não existe nenhum ligação dela com a vítima e muito menos razão suficiente para intima-la a depor. Isso vai contra os direitos de minha cliente.

____ Senhorita Nercy minha... ___ falou o prefeito com ar de desprezo, tentando não chamar Nercy de querida, com sua atitude de político falso ___ A Isabele vem de uma família de renome, com boa reputação, ela jamais se envolveria com um caso assim.

____ Eu já vi crime praticado por pessoas que não tem nenhum motivo para fazer, mais fizeram. E por que? Ninguém sabe. Simplesmente não sabemos, o que motiva um psicopata a agir de tal maneira, apenas sabemos, que eles fazem.

____ A senhora está dizendo que existe um psicopata em Itaúna  é isso? ___ Perguntou a mãe de Isabele.

____ E imagino, que você quer dizer que seja nossa filha ___ Disse o pai de Isabele.

____ Isso é um ultraje ____ protestou o advogado ___ Você não tem nenhum motivo para convocar minha cliente a essa delegacia, isso é uma tentativa de constranger minha cliente, o que essa cidade vai pensa ao ver uma Aberlarde entrando em uma delegacia? Não tem nenhuma relação dela com a vítima. Você apenas dará respaldo a difamação, que a população tem inusitado contra Isabele Aberlarde junqueira Queiroz Alencar.

____ Se os Aberlarde tem tanta aversão a delegacia. Você pode me explicar, o que a senhora e o senhor Aberlarde fazem aqui dentro?

     Eles arregalaram os olhos, com a audácia daquela investigadora. Mais Nercy não se intimidou e continuou:

____ Eu tenho motivos suficiente para intimar Isabele Aberlarde junqueira Queiroz Alencar a depor, pois ela tem sim, ligação suficiente com vítima e quem sabe?... Talvez motivo suficiente para mata-lo.

___ Quero todas as informações do caso senhorita Nercy eu como representante de minha cliente, tenho esse direito ___ exigiu o advogado.

_____ E terá, quando for anexado no processo ___ Disse Nercy.

    A mãe de Isabele saiu pela porta esturrando com sua cabeça empinada, na sequência saiu seu marido. O delegado mais o advogado saiu atrás. Enquanto isso o prefeito soltou o suspiro com ar de derrota, concluindo que Nercy não era o tipo de mulher, que se deixava ser manipulada.

____ Senhorita Nercy ____ falou o prefeito ____ Não sou homem do tipo que gosta de ser desapontado... principalmente por uma mulher.

____ Que interessante senhor prefeito... pois eu sugiro que o senhor vá se acostumando ____ falou ela lhe oferecendo um sorriso de canto de lábios.

___ Senhora Nercy minha família está a década no poder dessa cidade, e eu lhe digo, que você não durará muito tempo nessa cidade se não começa anda pelas regras que temos aqui... ou eu não me chamo Alastor Monteiro Lopez Carvalho Queiroz Filho III. 

____ O  senhor está me ameaçando Senhor prefeito?

     Ele deu as costas e saiu em silêncio.


    Já chegava a hora marcado do interrogatório de Isabele, a ansiedade de Nercy era nítida. Ela andava pro lado e pro outro, enquanto lembrava da conversa, que tiveram com os invasores indesejáveis, que entreolharam sua sala no dia anterior...

_____ Senhorita Nercy! A testemunha chegou ____ Alguém lhe informou, lhe tirando dos seus pensamentos.

_____ Obrigado! Já irei para minha sala. Peça para ela aguarda.



    Nercy abriu a porta e lá estava Isabele, exatamente como ela imaginara: garota rica, de cidade pequena, aonde se considerava o centro das atenções. Ela notou que Isabele estava acompanhada pelo seu advogado, ela Xingou “ Droga! Não contava com isso”. 

    Nercy esperava que ela viesse sozinha, para ela poder conduzi-la a testemunhar algo de útil, para por um fim naquela investigação e dar um fora o mais rápido possível daquela cidade. Mas depois do que acontecerá no dia anterior, já era de se saber que ela não viria sozinha.

____ Senhorita Isabele não era necessário a presença de seu advogado, afinal de contas, nós não estamos num tribunal e você muito menos está sendo julgada por um crime. Só quero que você esclareça algumas coisas.

____ Desculpas, mais eu me sinto mais a vontade com a presença de meu advogado.

____ Como quiser.

    Ela pegou suas folhas de anotações, ajeitou sobre mesa e mirou nos olhos de Isabele. Ela analisou-a por alguns segundos, se perguntando por que Isabele parecia que estava sendo atormentada por algum espírito maligno. Seus olhos escondia a sonolência de uma noite mal dormida. 

____ Senhorita Isabele tem tido problemas pra dormir?

____ Protesto ___ gritou o advogado assustando Nercy. 

    Ela o praguejou nos pensamentos “ maldita cidade, os melhores advogados, das melhores famílias, parece mais advogado de porta de cadeia, o que ele tá pensando? Que está no tribunal?”

____ Desculpe mais você não está num tribunal, pode dizer apenas a sua cliente que ela não precisa responder a pergunta.

____ Eu sei Senhorita Nercy...  Mais não vejo relevância para investigação essa pergunta.

____ Uhummmmm ... Então deixa eu só constatar uma coisa. Você aparenta não está dormindo bem... devido às enorme orelha ao redor dos olhos... mesmo com tentativa de encobrir por detrás da grossa camada de maquiagem. O que me leva a melhor perguntar... Será que essa insônia é causada pelo sentimento de culpa?

____ Minha cliente...

____ Pode deixar eu mesmo respondo ____ Falou ela com seu ar de arrogância ___ Eu estou com uns problemas de saúde.

____ Se quiser posso apresentar um laudo médico.

____ Isabele ___ falou seu advogado sussurrando no ouvido dela ____ Você está pensando o que? Vai apresentar um laudo de um psiquiatra? Tá querendo da um atestado de louca é isso? Isso só vai aumentar as suspeitas.

____ E esse laudo seria de que? ____ Perguntou Nercy desconfiando do alerta do advogado.

____ Você não precisa responder Isabele ___ Aconselhou seu advogado.

___ Ela não pode responder por que? Se foi ela mesma que disse que poderia trazer um laudo. Eu não estou pedindo o laudo, só quero que ela fale sobre ele. Quem emitiu? E qual é sua doença? Mais se vocês acharem conveniente eu posso pedir o Laudo.

     O advogado olhou pra Isabele e ela entendeu que não foi uma boa ideia ter dito isso. Os segundos se passaram e Isabele percebeu que não podia adia-lo mais.

____ Eu retiro o que disse Senhorita Nercy.

____Eu imagino que você não quer falar sobre isso, porque o médico que você se refere, se trata de um psicólogo ou psiquiatra, o que aumentaria mais as suspeitas. Já que só uma pessoa muito perturbada poderia fazer um ato daquele. Não concorda?

    Isabele se manteve em silêncio.

____ Senhorita Isabele! Você conhecia essa pessoa que morreu? ____ Nercy empurrou a foto do corpo, porém Isabele não quis olhar.

____ Não, não conheço. Mais imagino que não seja daqui, já que ninguém conhece ele.

____ Exatamente. Mas porque motivo uma pessoa sairia de outra cidade, só para vim morrer aqui.

____ Não sei lhe responder.

_____ Isso não foi um pergunta. Senhorita Isabele é intrigante você dizer que não conhece esse rapaz. Pois uma testemunha disse que você mantinha contato com ele. 

    “ Maldita Cleó” xingou Isabele em seus pensamentos. Seu advogado cochichou nos seus ouvidos:

____ Como você não me passou uma informação tão importante como essa? Droga! Isabele você está querendo se ferrar e ferrar esse caso?

____ Eu não mantinha contato... eu apenas ... falei uma vez com ele e só isso mesmo.

____ Mais você acabou de dizer que não conhecia. Então você mentiu.

____ Uhummmmm ___ Murmurou Isabele envergonhada.

____ Você pode informar a sua cliente que é crime presta depoimento falso, assim como omitir fatos a polícia, se ela não quer responder, apenas exerça seu direito de permanecer calada.

___ Senhorita Nercy perdoe minha cliente, ela não fez com essa pretensão.

_____ Mentiu também sobre não manter contatos com a vítima ___ Falou Nercy empurrando uma folha.

    Seu advogado pegou analisou e disse:

____ Droga! 

____ Então Senhorita Isabele ____ Perguntou Nercy com seu peito inchado de ar, como quem acabou de ganhar a guerra ____ agora você está pronta para nos dizer qual sua relação com a vítima? E porque motivo ele veio aqui?

____ Ele era um ex-namorado meu ___falou ela murcha.

____ Interessante! Você pode me dizer porque não nos disse que conhecia ele?

____ O que você queria? Se eu dissesse me tornaria a principal suspeita.

____ E escondendo não me deu motivo para pensar?

    Isabele não respondeu, então Nercy continuou:

____ Fui informado que horas antes da festa, a Senhorita, teve uma discussão com ele. Ele veio aqui por você?

____ Sim.

____ E por que?

____ Ele estava me chantageando com uma fotos comprometedoras.

____ O que tinha nessa foto? _____ perguntou Nercy impaciente.

____ Eu conheci esse cara alguns meses atrás, e como ele morava em outra cidade, nós começamos a namorar pela webcam e um dia trocamos algumas fotos íntima. E numa dela... _____ Isabel suspirou, enquanto imaginava na tolice que fizeram ____ havia algo comprometedor... eu quero dizer que se ele mostrasse a alguém, eu poderia cair num dos maiores escândalos de Itaúna.  

____ Você sabia que podia ter denunciado ele não é?

____ E até prenderem ele, ele teria espalhado minhas fotos pelas redes sociais ____ Ela falou revirando os olhos ___ Eu o puniria, mas em contrapartida, eu teria minha vida marcado pelo um escândalo.

____ E isso foi o motivo de você mata-lo?

____ Não! ____ Falou ela assustada com a pergunta ___ Eu fui aquela festa, no intuito de convencê-lo a desistir dessa ideia.

____ E as coisas não saíram como você planejara, então você o matou ____ Nercy falou lentamente enquanto apertava suas têmporas com seus dedos.

____ Não, não foi eu que fiz isso. Alguém fez e eu não sei quem foi... 

____ Mas isso veio a calhar muito bem pra você não é? Senhorita Isabele ____ Nercy assumiu um tom mais sério ____ Você tem o motivo para matá-lo e meios; se é que você me entende, já que você tem condições financeiras para pagar alguém para faze-lo.

___ Eu não fiz.

___ Isso é o que iremos saber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema: Caminhei pelos trilhos dos justos

  Caminhei pelos trilhos dos justos Escalei picos de desafio Lutei batalhas do dia a dia E vivi os feitos do herói Perambulei por montes...